Home / Destaque / Práticas Integrativas na Saúde do RS

Práticas Integrativas na Saúde do RS

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assembleia Legislativa instala frente em defesa das práticas integrativas
Cerimônia realizada nesta segunda-feira (29) foi prestigiada pelas busca alternativas.

O governo do Estado vai priorizar a inserção de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Rede de Atenção à Saúde (RAS), especialmente na Atenção Básica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pela secretaria estadual de Saúde, Arita Bergmann, durante a instalação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa, criada com a finalidade de discutir, analisar e propôr ações que resultem em alternativas para tratamentos e promoção da saúde nos 497 municípios gaúchos.
Para o deputado Paparico Bacchi – coordenador da “Frente das Pics” com o apoio de 27 deputados estaduais – a disposição do governo em avançar na regulamentação desta política de saúde pública, representa o interesse do poder Executivo estadual em aliar as práticas terapeutas como ferramenta de promoção da saúde preventiva, promovendo a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde e a redução uso de medicamentos. O parlamentar destaca ainda que o Ministério da Saúde já reconhece 29 práticas integrativas e complementares, oferecidas gratuitamente no Serviço Único de Saúde.
Paparico Bacchi destaca e que o parlamento gaúcho, mais uma vez, demonstra grande responsabilidade ao buscar alternativas que resultem na redução dos custos para a manutenção do Rio Grande do Sul, “Estado rico que e quebrou”, pondera o líder da bancada do PR. “Precisamos agir para evitar atrasos nos salários dos servidores, nos repasses para hospitais e prefeituras, obras inacabadas nas áreas de educação e infraestrutura e sem perspectivas de incentivos para quem produz e vive no meio rural”, ponderou o parlamentar.
A instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi prestigiada pelo deputado federal Giovani Cherini e contou com a presença do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, além de vice-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades, conselhos e instituições que trabalham com assuntos ligados ao setor de saúde.
No final do evento foi lançada uma cartilha com orientações sobre práticas integrativas e atuação da frente parlamentar.

Veja Também

XVII JANTAR DA POLENTA NO SÃO JOÃO GIARETTA

Por Carlos Layher Aconteceu no último sábado dia 17 de agosto na comunidade de São ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: