Home / Destaque / Assembleia Legislativa: Viúva apoia projetos com nome de José Mendes

Assembleia Legislativa: Viúva apoia projetos com nome de José Mendes

Propostas tem por objetivo eternizar o nome do artista gaúcho da música e do cinema.

Dois projetos que tramitam na Assembleia legislativa e prestam homenagens a José Mendes, têm o apoio da viúva do artista gaúcho que morreu há 45 anos. Maria Isabel Rodrigues de Deus, que viveu por mais de cinco anos com o músico, compositor, intérprete e produtor de cinema, acredita que as propostas do deputado Paparico Bacchi, eternizam o nome de José Mendes no ano em que ele completaria 80 anos, caso estivesse vivo.
Rodovia José Mendes
O PL 192 2019 instituí o nome de “Rodovia José Mendes”, no trecho de 59,4 quilômetros da ERS 343, entre os municípios de Barracão e Sananduva. A rodovia localizada no Nordeste gaúcho, tem ligação com a região onde José Mendes nasceu e viveu até tornar-se um dos nomes mais importantes da cultura do Rio Grande do Sul. O projeto de lei tramita da Comissão de Constituição e Justiça e aguarda parecer do deputado Elizandro Sabino (PTB).
Troféu José Mendes
Por meio do projeto de Resolução 27 2019 o deputado Paparico Bacchi, propõe a criação do Troféu José Mendes e a inclusão dos cineastas no grupo de homenageados do “Prêmio Vitor Mateus Teixeira”. A proposição tem por objetivo valorizar os produtores de cinema e homenagear apresentadores de programas regionalistas de rádio ou televisão que promovem e valorizam a música regional.
A honraria a ser concedida anualmente pela Assembleia Legislativa, caso seja aprovada, terá os mesmos critérios de indicações e seleção do “Prêmio Vitor Mateus Teixeira” e será entregue na mesma cerimônia, em que os nomes Teixeirinha e José Mendes se unem na valorização dos maiores talentos da cultura gaúcha.
As indicações serão exclusivas dos deputados e encerram no dia 4 de setembro.

Opinião
“É algo grandioso pela obra de José Mendes”. A declaração de Maria Isabel Rodrigues de Deus, ressalta a importância dos projetos. Segundo a viúva a família tem priorizado apoio a iniciativas que respeitem a reverenciem a história e o legado cultural deixado por José Mendes.
O filho, José Mendes Júnior, também apoia os projetos e prepara-se para retomar a carreira, interpretando obras do pai.
O deputado Paparico Bacchi, graduado em História e fã da cultura regional, reitera que a vida e a obra de José Mendes, são fontes de inspiração para sua trajetória pessoal, profissional e política. “José Mendes foi um homem adiante do seu tempo e que não se entregou para as dificuldades. Além de compor e interpretar músicas que retratam o cotidiano de muitas pessoas do interior, foi visionário ao levar para o cinema as mesmas histórias presentes em discos da época. A vida e a obra de José Mendes são exemplos de superação e a talento, por isso, instituímos estes projetos simples, que tem por objetivo estimular pessoas em tempos difíceis”, finalizou o deputado Paparico Bacchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Veja Também

Paulo Bento: Grupo do CRAS realiza atividade sobre sustentabilidade

Fonte: Assessoria de Comunicação Ao longo do ano de 2019, as crianças que frequentam as ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: