Home / Destaque / Assembleia Legislativa: Viúva apoia projetos com nome de José Mendes

Assembleia Legislativa: Viúva apoia projetos com nome de José Mendes

Propostas tem por objetivo eternizar o nome do artista gaúcho da música e do cinema.

Dois projetos que tramitam na Assembleia legislativa e prestam homenagens a José Mendes, têm o apoio da viúva do artista gaúcho que morreu há 45 anos. Maria Isabel Rodrigues de Deus, que viveu por mais de cinco anos com o músico, compositor, intérprete e produtor de cinema, acredita que as propostas do deputado Paparico Bacchi, eternizam o nome de José Mendes no ano em que ele completaria 80 anos, caso estivesse vivo.
Rodovia José Mendes
O PL 192 2019 instituí o nome de “Rodovia José Mendes”, no trecho de 59,4 quilômetros da ERS 343, entre os municípios de Barracão e Sananduva. A rodovia localizada no Nordeste gaúcho, tem ligação com a região onde José Mendes nasceu e viveu até tornar-se um dos nomes mais importantes da cultura do Rio Grande do Sul. O projeto de lei tramita da Comissão de Constituição e Justiça e aguarda parecer do deputado Elizandro Sabino (PTB).
Troféu José Mendes
Por meio do projeto de Resolução 27 2019 o deputado Paparico Bacchi, propõe a criação do Troféu José Mendes e a inclusão dos cineastas no grupo de homenageados do “Prêmio Vitor Mateus Teixeira”. A proposição tem por objetivo valorizar os produtores de cinema e homenagear apresentadores de programas regionalistas de rádio ou televisão que promovem e valorizam a música regional.
A honraria a ser concedida anualmente pela Assembleia Legislativa, caso seja aprovada, terá os mesmos critérios de indicações e seleção do “Prêmio Vitor Mateus Teixeira” e será entregue na mesma cerimônia, em que os nomes Teixeirinha e José Mendes se unem na valorização dos maiores talentos da cultura gaúcha.
As indicações serão exclusivas dos deputados e encerram no dia 4 de setembro.

Opinião
“É algo grandioso pela obra de José Mendes”. A declaração de Maria Isabel Rodrigues de Deus, ressalta a importância dos projetos. Segundo a viúva a família tem priorizado apoio a iniciativas que respeitem a reverenciem a história e o legado cultural deixado por José Mendes.
O filho, José Mendes Júnior, também apoia os projetos e prepara-se para retomar a carreira, interpretando obras do pai.
O deputado Paparico Bacchi, graduado em História e fã da cultura regional, reitera que a vida e a obra de José Mendes, são fontes de inspiração para sua trajetória pessoal, profissional e política. “José Mendes foi um homem adiante do seu tempo e que não se entregou para as dificuldades. Além de compor e interpretar músicas que retratam o cotidiano de muitas pessoas do interior, foi visionário ao levar para o cinema as mesmas histórias presentes em discos da época. A vida e a obra de José Mendes são exemplos de superação e a talento, por isso, instituímos estes projetos simples, que tem por objetivo estimular pessoas em tempos difíceis”, finalizou o deputado Paparico Bacchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Veja Também

XVII JANTAR DA POLENTA NO SÃO JOÃO GIARETTA

Por Carlos Layher Aconteceu no último sábado dia 17 de agosto na comunidade de São ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: